sexta-feira, 27 de maio de 2011


Prefeitos criam a "Carta de Bananeiras."

Prefeitos de onze cidades do brejo se reuniram, nesta quinta (26), em Bananeiras, com a finalidade de elaborarem uma pauta de reivindicações consensual para apresentação na plenária do Orçamento Democrático Estadual, que se realizará no próximo sábado (28), em Guarabira.
Os prefeitos discutiram a implantação de obras, serviços e ações, que implantadas, mudarão o cenário social e econômico do brejo paraibano. Ao término do encontro, foi elaborada a carta de bananeiras, que apresenta solicitações para a região do brejo paraibano.



CARTA DE BANANEIRAS


Aos vinte e cinco dias do mês de Maio, no Paço da Prefeitura Municipal de Bananeiras-PB, reuniram-se os Prefeitos Constitucionais dos Municípios de Bananeiras, Belém, Cacimba de Dentro, Caiçara, Dona Inês, Logradouro, Pilõezinhos, Riachão, Serraria, Solânea e Tacima, com o intuito de oferecer ao Excelentíssimo Sr. Governador Ricardo Vieira Coutinho um conjunto de reivindicações comuns aos Municípios representados.


Convém destacar que valorizamos e aplaudimos o Orçamento Democrático idealizado pelo Governador, sendo este documento mais uma peça sugestiva para fomentar e enriquecer o debate para o direcionamento das ações do Estado na região.


Desta forma, elencamos 5 (cinco) propostas que atenderiam coletivamente aos 11 Municípios cujos administradores esta subscrevem:.


1-Ampliação do Abastecimento D’Água- A primeira e mais urgente reivindicação aponta na direção da ampliação abastecimento d’água, problema que aflige absolutamente todos os Municípios da Região.


2-Recuperação e Construção de Estradas- Recuperação do Anel do Brejo e Asfaltamento da PB-103-Bananeiras-Dona, da Rodovia Estadual que liga Serraria à Arara e da Rodovia Estadual que liga Solânea à Casserengue..


3-Saneamento Básico-Todos os Municípios carecem de uma rede de saneamento básico.


4-Construção de Aterros Sanitários- Um Aterro Sanitário a ser construído para atender os Municípios de Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Serraria, Borborema, Casserengue e Arara. Um segundo Aterro Sanitário para atender os Municípios de Caiçara, Logradouro, Dona Inês, Belém, Tacima e Riachão.


5-Ampliação e Melhoramentos dos Hospitais Regionais de Belém, Solânea e dos Hospitais Municipais de Bananeiras, Caiçara e Dona Inês, além da conclusão do Hospital Estadual de Cacimba de Dentro.

Com Assessoria
http://blogdomagopb.blogspot.com/2011/05/prefeitos-criam-carta-de-bananeiras.html

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Apesar do medo e dos prejuízos, as chuvas que caíram em Borborema  na tarde do último dia 30 também truxe alegria, pois ha  meses que a cidade sofria com racionamento d’água. O açude que abastece o município,estava com seu nível muito baixo, com as chuvas caídas na tarde de sábado, o açude voltou a sua capacidade máxima. Pena que a água que chega as torneiras não tenha o tratamento adequado, pois chega com aspecto de lama e forte odor de matéria em decomposição, possivelmente devido a vegetação que cresceu durante o período em que esteve com o nível mais baixo.E como não se tem a preocupação de cuidar do único reservatório que abastece a cidade, a população é que sofre.

É notorio o descaso com os recursos hidricos do Município
                               
É visível a grande quantidade de vegetação e lixo que cobre o reservatório


A antiga Hidroeletrica também chegou a sangrar, mas o mau cheiro é insuportável, visto que recebe grande parte do esgoto da cidade e como estava praticamente seca, apenas armazenou o esgoto em seu lago coberto por vegetação e que com a força da água é jogado pra fora em forma de cahoeira.
Percebe-se uma grande quantidade de espuma, resultado do acúmulo de esgotos




Ao longe se sente o forte odor



Parte do lago da antiga hidoeletrica coberto de vegetação, ao fundo a cidade, Borborema.
 

domingo, 1 de maio de 2011

Borborema em Foco

Borborema em Foco

Borborema em Foco

Borborema em Foco



Devido às fortes chuvas caídas na tarde deste sábado, dia 30, algumas ruas da cidade de Borborema ficarm  totalmente alagadas, a força da água foi tamanha que derrubou muros e invadiu casa..





Muro da EEEFM EL

Muro do Estadio de futebol



Alguns videos que encontrei no youtube mostram a força da água.