quinta-feira, 9 de junho de 2011

Estação Ferroviaria da Great Western do Brasil.

HISTORICO DA LINHA: O ramal de Bananeiras teve seu primeiro trecho entregue em 1910 e chegou em Bananeiras somente em 1925. Foram 15 anos para entregar 35 quilômetros, Deveria avançar mais outros 35-40 km para atingir Picuhy, o que jamais aconteceu. Em 1966, o trem deixou de circular pelo ramal. Em 18/04/1970, o ramal foi oficialmente suprimido. 


A ESTAÇÃO: A estação de Camucá foi inaugurada em 1913 pela Great Western, como ponta de linha do ramal. Em 1922 o ramal foi prolongado até Manitu. Em 1932, a estação e a cidade já se chamavam Borborema. Em 1966, o trem deixou de passar pela estação. Borborema destacou-se por muito tempo na produção de rapadura, existentes nos engenhos do município e em todo o Brejo Paraibano. A vinda dos trilhos em 1913 facilitou o maior escoamento deste e de outros produtos comuns na região. Na época da vinda dos trilhos até Borborema, ela era distrito de Bananeiras. A estação ferroviária de Borborema foi desativada em 1968 pela RFN, por ordem do Governo Federal. O prédio hoje serve como a sede da Secretaria de Educação do município de Borborema.
 A estação de Borborema, sem data, mas já desativada. Foto Albanisa Assunção
A estação nos anos 1960. À esquerda dela a casa do agente. Foto enviada por Jonatas Rodrigues

 A estação em 10/2009. Foto Jonatas Rodrigues

 A estação em 10/2009. Foto Jonatas Rodrigues

Armazém da estação em 10/2009. Foto Jonatas Rodrigues  

A estação de Manitu foi inaugurada em 19 de Outubro 1922 pela Great Western, como ponta de linha do ramal de Bananeiras. Fica na fronteira com o município de Borborema. A palavra Manitu significa "Olho D'água" em Tupi. O início dos trabalhos de prolongamento até Bananeiras foram iniciados em Março de 1920, partindo de Borborema, em 1925 o ramal chegou até Bananeiras, e esta ficou sendo a estação terminal do ramal até sua desativação em 1967. A estação ainda está de pé, bastante degradada.
A estação de Manitu, em 1922, pouco antes da sua inauguração, mas já com trilhos. Foto da revista Ilustração Brasileira 
Fachada da estação de Manitu em 2007. Acervo Jonatas Rodrigues 
 
Aramazém da estação de Manitu em 2007. Acervo Jonatas Rodrigues 
 
 
 Túnel da serra da viração-O túnel ferroviário de Bananeiras foi aberto no ramal de Bananeiras. Em 1922 já estava pronto, ainda sem os trilhos. Foi aberto em 1925 junto com o trecho até a estação de Bananeiras, que acabou sendo o ponto final do ramal, que deveria seguir até Picuí. O túnel em 1922 se chamava "Túnel da Garganta da Viração". O túnel tem 202 metros de comprimento por 8 de altura. Foi fechado com a linha em 1967, mas sobrevive até hoje. Os trilhos foram totalmnente retirados, sem resquícios destes. Curiosamente, somente uma das três fotos, de 1922 e de 2006, têm trilhos, ainda em obras. Nas outras duas, antes e depois da abertura e do fechamento da linha. Hoje é um túnel rodoviário de uma estrada que é o leito original da antiga linha e até hoje sem asfalto. (Fontes: Estações Ferroviárias da Paraíba, Jonatas Rodrigues, 2009; revista Ilustração Brasileira, 1922).






Fonte e fotos:http://estacoesferroviariaspb.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
                     http://www.estacoesferroviarias.com.br/paraiba/manitu.htm
                     http://jonatasarquivos.blogspot.com/search/label/EstaçõesFerroviariasdaparaiba
                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário