HISTORICO DA LINHA: O ramal de Bananeiras teve seu primeiro trecho entregue em 1910 e chegou em Bananeiras somente em 1925. Foram 15 anos para entregar 35 quilômetros, Deveria avançar mais outros 35-40 km para atingir Picuhy, o que jamais aconteceu. Em 1966, o trem deixou de circular pelo ramal. Em 18/04/1970, o ramal foi oficialmente suprimido.
A ESTAÇÃO: A estação de Camucá foi inaugurada em 1913 pela Great Western, como ponta de linha do ramal. Em 1922 o ramal foi prolongado até Manitu. Em 1932, a estação e a cidade já se chamavam Borborema. Em 1966, o trem deixou de passar pela estação. Borborema destacou-se por muito tempo na produção de rapadura, existentes nos engenhos do município e em todo o Brejo Paraibano. A vinda dos trilhos em 1913 facilitou o maior escoamento deste e de outros produtos comuns na região. Na época da vinda dos trilhos até Borborema, ela era distrito de Bananeiras. A estação ferroviária de Borborema foi desativada em 1968 pela RFN, por ordem do Governo Federal. O prédio hoje serve como a sede da Secretaria de Educação do município de Borborema.
A estação de Borborema, sem data, mas já desativada. Foto Albanisa Assunção
A estação nos anos 1960. À esquerda dela a casa do agente. Foto enviada por Jonatas Rodrigues
A estação em 10/2009. Foto Jonatas Rodrigues
A estação em 10/2009. Foto Jonatas Rodrigues
Armazém da estação em 10/2009. Foto Jonatas Rodrigues |
A estação de Manitu foi inaugurada em 19 de Outubro 1922 pela Great Western, como ponta de linha do ramal de Bananeiras. Fica na fronteira com o município de Borborema. A palavra Manitu significa "Olho D'água" em Tupi. O início dos trabalhos de prolongamento até Bananeiras foram iniciados em Março de 1920, partindo de Borborema, em 1925 o ramal chegou até Bananeiras, e esta ficou sendo a estação terminal do ramal até sua desativação em 1967. A estação ainda está de pé, bastante degradada.
A estação de Manitu, em 1922, pouco antes da sua inauguração, mas já com trilhos. Foto da revista Ilustração Brasileira |
Fachada da estação de Manitu em 2007. Acervo Jonatas Rodrigues |
Aramazém da estação de Manitu em 2007. Acervo Jonatas Rodrigues |
Túnel da serra da viração-O túnel ferroviário de Bananeiras foi aberto no ramal de Bananeiras. Em 1922 já estava pronto, ainda sem os trilhos. Foi aberto em 1925 junto com o trecho até a estação de Bananeiras, que acabou sendo o ponto final do ramal, que deveria seguir até Picuí. O túnel em 1922 se chamava "Túnel da Garganta da Viração". O túnel tem 202 metros de comprimento por 8 de altura. Foi fechado com a linha em 1967, mas sobrevive até hoje. Os trilhos foram totalmnente retirados, sem resquícios destes. Curiosamente, somente uma das três fotos, de 1922 e de 2006, têm trilhos, ainda em obras. Nas outras duas, antes e depois da abertura e do fechamento da linha. Hoje é um túnel rodoviário de uma estrada que é o leito original da antiga linha e até hoje sem asfalto. (Fontes: Estações Ferroviárias da Paraíba, Jonatas Rodrigues, 2009; revista Ilustração Brasileira, 1922).
Fonte e fotos:http://estacoesferroviariaspb.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
http://www.estacoesferroviarias.com.br/paraiba/manitu.htm
http://jonatasarquivos.blogspot.com/search/label/EstaçõesFerroviariasdaparaiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário