terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nomes estranhos de moradores do municipio de Borborema

TANGUINHA, BONA-FOICE, BICHO-HOMEM, ANTOIM-PACÍFICO, ZÉ-PEINHA, PELADO, CEBOZO, CHOÍA, BILISQUIN, MANÉ-CORNIM, OVO-GÔRO,DOÍA, BEIRA-MOLHADA, DANDOCÁ, RABICHOLA, CIÇO-ZUMBA, MANÉ-PINTO, PICIKA, CURUGITE, MOCOTÓ, MENÉ-LAGOA, MANÉ-BUCHUDO, MARIA-PIABA, ANTOIM-CATOMBO, DÔ, KATAPOÇO, TITELUDO, PARAFUSO, MARIA-VERMELHO, BILÚ, BILUK, RITA-CAMPINA, ZÉ-PARAÍBA, REI, DOGE, ZÉ DO RELÓGIO, NEGUIM DE BIRRA, ANTOIM DO PICOLÉ, DITA, LELIM, PE-DE-PATO, FANCA, KURURÚ, VEJA, KEBROUTE, KRIKI, KEKEI, GOSTOSO, FOSCO, PORETA, BOCÃO, TEITO, TOCO, DUCÃO, MOCÓ, LALA, MIÇO CAMELO, BENIDITO TABACO, SINUCA, KABAÇO, TOTA, CHIKITA, NANCY, BIÚ TRAIRA, DEKAU, BRANCO, FAÍSCA, CARAMUJO, TRINCHA, MIDO, DEDIM, CHOPIM, DOUTOR, CORONEL, DOIDO-É-DOIDO, PATOCA, FOFIM, GUILANO, DÉL, JUPÍ, KEKA, TEKA, QUEIJO-PURO, DEDA-BAETA, ZÉ-DE-NOVINHA, JAU, SEU-JAM, BAU, BIDÚ, DIGÁ, CHIQUIM-BANQUEIRO, REBOLIÇO, DIJA, ROBY, CAFÉ, ZEZIM-IOIÓ, BAIGON, BITIVUCA. PULEGADA, NATIM, CAPOEIRO, ZÉ-PIANO, SANFONA, MANÉ-DA-PADADRIA, DIÚSIM, GUINADO, PIRULITO, GALVÃO, CONCRIZ, ZÉ-DE-DADÁ, DADÁ, MENINIM, 2º, MARO-BURURÚ, MICA, DECU, NEM, DUDA, DAITIM, PERÚ, DEDE-PÉ-DE-ALMA,MIMI, BANHA, MIRO, CHICO-DE-ZAÚ, NEQUIM, CHELECO, IRÍ, MINHO, MACACO, PALHAÇO, TURÚ, ANTOIM-DUDA, SANTANA, IRMÃO, VIVIÚ, PEREÚ, TEI, JOÃO-GUARABIRA, PÉ-DE-KENGA, FIÁ, BICUDO, TOIM-MENINO, CARAMBOLA, RIZO, PRETA, MARIA-DO-Ó, TUTINHA, DECIM, LUÍS-BRASILIA, CHINA, SANGUE, CIÇO, TUTÁ, NENÉM, PONTA, SOMBRA, RITA-CAMPINA, GALO, NIDO-POICO, ZOMIN, SÉU-NUCITA, ZÉ-GOÍ, CUECÃO, NEGO-MOÇO, LEDO,ZÉ-FLOR, LULA, DÚ, COITO, CININÚ, JOÃO-LABOLÓ, PEIXE, PRAÇA, CHEIRA-TANGA, KAGÁ-MUENDA, KAKÁ, DÉ, CAMARÃO, LACRAÍA, BURITA, DIARÁ, BIDE,DEKAÚ, NITINHA, TÔTA-MATIA, ÚCHOA-PINTO, ARANHA, LEITE, PEQUENO, PEQUENA, CANÉCO, 4PÃO, TINTO, ZÉ-PILINTA, PITOCA, GUDUCHA, CIÇO-CABEÇINHA, GERÁ, OÍ-DE-PITÚ, TELÚ ...

Ônibus que trazia alunos bate em árvore, na subida para cidade Alta em Bananeiras

Aconteceu nesta manhã, um acidente com um ônibus que levava alunos do município de Bananeiras, o qual colidiu em uma árvore quando o mesmo subia para o Conjunto M. Augusto Bezerra. veja as imagens.

Não obstante os constantes alertas acerca da importância da manutenção dos ônibus que transportam alunos para escolas, os acidentes por esse motivo ainda são frequentes.

Na manhã de hoje (30), por volta das 11 horas, um ônibus apinhado de alunos, quando fazia uma curva no aclive da Rua Barão do Rio Branco, não conseguiu subir, desceu desgovernado de marcha a ré e bateu violentamente em uma árvore, defronte a casa da prefeita Marta Ramalho. Felizmente não houve feridos, apenas danos materiais. Segundo informações apanhadas no local, o ônibus é do Sr. Hermínio Moreira, que está locado para a Prefeitura de Bananeiras.

O Oficial de Justiça da comarca de Bananeiras, Flávio Silva Lemos, que conduzia sua motocicleta por trás do ônibus, só se salvou porque em uma rápida manobra jogou sua moto para cima da calçada e ultrapassou o ônibus pela direita antes que este o alcançasse.

Ele nos revelou que o ônibus aparentemente vinha superlotado, pois viu alguns alunos que eram transportados de pé pularem a janela imediatamente após a forte colisão. Ainda segundo o oficial de justiça, a quantidade de pessoas que desembarcou do ônibus aturdida foi grande, inclusive uma senhora com uma criança recém-nascida bastante nervosa.

O motorista, conhecido como Humberto, revelou que o disco da embreagem do ônibus teria falhado na subida e que há semanas vinha solicitando que fosse realizada uma manutenção neste dispositivo, porém não fora ouvido.

Instantes após o abalroamento o atual presidente do Conselho Tutelar de Bananeiras, Sr. José Pedro e o conselheiro tutelar reeleito Antônio Marques, que casualmente passavam pelo local, socorreram duas crianças que estavam emocionalmente muito abaladas e não paravam de chorar.

Se a manutenção do ônibus não foi verificada antes, que o acidente sirva de alerta máximo para que as autoridades entendam definitivamente que não se pode brincar com a vida das nossas crianças.

O presidente do Conselho Tutelar relatou também que já recebera uma denúncia sobre irregularidade na porta deste mesmo ônibus e que na ocasião procurou o proprietário para que fosse feita a devida manutenção.  

Uma coisa é certa não há como alegar desconhecimento desses fatos.


Ressalte-se que as ruas do município de Bananeiras, quase em sua totalidade, são enladeiradas e com inclinações íngremes o que por si só já é motivo suficiente para uma rigorosa fiscalização nos transportes coletivos que prestam esse serviço.

Então, o que está faltando para que essa fiscalização seja feita?  








Portal Bananeiras Online
Borborema em foco

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Acidente envolvendo ônibus da Prefeitura de Borborema e um pálio, em Dona Inês, faz vítima fatal

No final da tarde deste domingo (28), um grave acidente vitimou um casal, na rodovia PB 103, trecho que liga o Distrito de Bilingui/Tacima à cidade de Dona Inês, precisamente na Comunidade de Serrta  do Sítio, no Curimataú paraibano.

O veículo Pálio de placas MNP 0968-PB, no qual viajavam Anilson Alves da Silva, 32 anos e sua esposa Berenice Clementino de Lima, 31 anos, residentes à Rua Joaquim Pinheiro Borges em Dona Inês, seguia em direção à cidade, quando veio a colidir com um micro-ônibus de placas NQD 8326-PB pertencente à Prefeitura de Borborema, que vinha de encontro da Igreja Católica.

Conforme a posição que se encontravam os veículos, os indícios levam a crer que Anilson perdeu o controle quando entrou numa curva e foi impossível o motorista do ônibus, que fugiu do local, evitar o choque.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e às guarnições comandadas pela Tenente Vivicléia foram até o local, mas apesa da rapidez na ação não puderam realizar os socorros.

O impacto provocado pela colisão atingiu em cheio o lado direito do Pálio e destruiu toda lateral do veículo. Nilson foi socorrido por populares e não se tem informações sobre seu estado de saúde. Berenice que viajava no lado de maior impacto, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, familiares de Berenice disseram que ela estava com suspeitas de gravidez.

A Polícia isolou o local e a unidade do GEMOL foi acionada para realizar a remoção do corpo.


foto/donainesonline

foto/donainesonline  
Júnior Campos  


Portal Bananeiras Online
Borborema em Foco.

sábado, 27 de agosto de 2011

 Por onde anda a Vigilância Sanitária?

 Visitando o matadouro público de Borborema, Paraiba; localizado na rua José Percilio- centro, nos deparamos com uma grave irregularidade cometida no Município. O transporte de carne é realizado nos mesmos caminhões que durante a semana transportam lixo, material de construção, e o que mais for necessário. 
 
  A população que é a principal vitima desse atentado à saúde pública, parece ter se acostumado com tamanho descaso. Parece que estamos em tempos medievais, proclamados por pessoas com mentalidade retrógrada, que resistem em não se desenvolver. Mesmo com o lema  "Boborema de Volta ao Progresso".

 Quando o amigo leitor for consumir  carnes bovina e suina provenientes do abatedouro público de Borborema, lembrem-se das fotos abixo, e reclamem a quem  de direito. 









terça-feira, 23 de agosto de 2011

Deu ruim para João da burra.

Após receber informações sobre o paradeiro de um antigo procurado, a Polícia iniciou investigações e realizou uma operação que contou com o serviço de inteligência do 4º BPM e homens da CIA de Solanea que resultou na prisão de três elementos.

Carlos Eduardo Pinheiro de Oliveira, 29 anos, conhecido em Guarabira como “Dudu” e na região de Serraria como “João da Burra”, residia no Conjunto Multirão, na capital do brejo e estava foragido desde 2005 quando foi acusado de homicídio qualificado e pouco tempo depois praticou latrocínio nas proximidades de Cuitegi. Ele roubou uma moto e depois atirou na cabeça do condutor.

A Polícia conseguiu chegar até “Dudu” através de denúncia anônima. Carlos Eduardo comandava uma quadrilha que roubava motocicletas e aterrorizava a região do brejo. Há cerca de quatro meses ele efetuou disparos de arma de fogo contra alguns PMs; sua última ação foi no final de semana passado, quando conseguiu fazer mais uma vítima e roubou mais uma moto.

O foragido se escondia num lugar de boa visibilidade, o que lhe permitia escapar sempre que havia alguma investida policial. Porém no final da tarde desta segunda (22) a ação da Polícia o surpreendeu e ele foi capturado.

Foram presos também, José Alves de Lima, 22 anos, “Zé Alves” e José Ailton Mendes de Lima, 23 anos, “Ailton”, ambos residentes no Conjunto Nova Esperança, em Borborema, estes estariam envolvidos nos roubos de moto. Todos foram conduzidos a DP de Serraria.

Com “Dudu”, a Polícia apreendeu um revolver calibre 38, um facão e uma quantidade de maconha.

A operação que prendeu Dudu e os outros aconteceu na zona rural entre as cidade de Serraria e Borborema e contou também com a participação do Capitão Jales e com homens da Polícia que estavam de folga, no entanto, se dispuseram para ajudar na ação.



Tony Souza/Nordeste1
Ação policial em Borborema 
 
Presos na manhã de ontem na cidade de Borborema dois acusados de praticar diversos roubos de motos na região, Zé Alves e João da burra como eram conhecidos aterrororizavam a região do brejo.
Vejam o relatorio policial:


POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA PARAÍBA
COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR
4º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
CENTRO DE OPERAÇÕES


PRISÃO DE ACUSADO DE ROUBO
HORA: 10h30min LOCAL: Serraria-PB
VÍTIMA: Um homem de 45 anos, tec. judiciário, residente em Borborema-PB.
RELATO: JOSÉ ALVES DE LIMA, 22 anos, desocupado, residente no conj. Nova esperança, s/n, Borborema-PB, é acusado da prática de roubo contra vítima, fato ocorrido no dia 15-08-2011, onde o mesmo de posse de um revólver rendeu a vítima e lhe roubou a moto Honda XLR de cor vermelha, placa KKR 3142.
PROVIDÊNCIAS: Os integrantes da 2ª Seção/4ºBPM, após levantamento conseguiram localizar o acusado hoje por volta da 10h30min, o mesmo foi preso e conduzido a DP local para as providências cabíveis.
CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
HORA: 12h00min LOCAL: Serraria-PB
ACUSADO: CARLOS EDUARDO PINHEIRO DE OLIVEIRA, vulgo “João da Burra ou Dudu”, 29 anos, residente no bairro de Jaguaribe, João Pessoa-PB.
RELATO: Por volta das 09h:00min do dia 22 de agosto de 2011, a 2ª seção do 4º BPM recebeu uma denúncia anônima de populares da cidade de Borborema-PB, os quais informavam que o acusado acima, foragido da justiça, acusados de vários roubos de motos praticados nos municípios de Borborema, Pilões, Serraria, Cuitegi e Pilõezinhos e de que ainda por volta de 04 meses atrás o acusado teria sido autor de disparos de arma de fogo contra uma guarnição da PM, estava próximo ao Engenho Laranjeiras, município de Serraria-PB.
PROVIDÊNCIAS: Após a denúncia foi iniciado uma Operação Policial, sob o comando do Cap Cândido, os quais prenderam o acusado em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela comarca de Guarabira-PB e apreenderam os seguintes objetos e armas: 01 (um) revólver cal. 38 nº 1381876 com 06 (seis) munições intactas, 01 (uma) faca peixeira com bainha, 01 (um) celular Nokia, 01 (uma) carteira porta cédulas vazia, 01 (uma) chave, 01 (um) isqueiro, 01 (um) cinto e 10 (dez) gramas de uma substância semelhante a maconha. Em seguida, o acusado fora conduzido a DP para as providências legais.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Secretaria da Segurança e da Defesa Social – Seds/PB


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Funasa libera mais de R$ 6 milhões em recursos para municípios da Paraíba; Borborema e Alagoa Nova estão na lista

A Superintendência Estadual da Funasa (Suest-PB), empenhada em melhorar as condições de saúde e, consequentemente, de vida dos moradores dos 223 municípios da Paraíba está disponibilizando cada vez mais recursos...
...para obras que visam melhoria habitacional, melhoria sanitária domiciliar, ações de água e de resíduos sólidos. Dessa vez, foram liberadas verbas para 14 municípios nas regiões do Sertão, Cariri, Brejo e Zona da Mata.


De um total de R$ 6.729.998,92, foram destinados ao Sertão R$ 5.129.998,92, divididos entre as cidades de Aguiar, Bonito de Santa Fé, Brejo dos Santos, Itaporanga, Malta, Monte Horebe, Paulista e Triunfo. Dentre esses municípios, dois foram beneficiados com ações de melhoria sanitária domiciliar (Brejo dos Santos e Serra Grande), quatro com projetos de melhoria habitacional (Aguiar, Malta, Paulista e Triunfo) e três com serviços de resíduos sólidos (Bonito de Santa Fé, Itaporanga e Monte Horebe).


Para a região do Cariri, os recursos disponibilizados chegam a casa dos R$ 750.000,00 para os municípios de Barra de São Miguel e Camalaú. As duas cidades receberam essa verba (R$ 400.000,00 para Camalaú e R$ 350.000,00 para Barra de São Miguel) para investirem em uma ação primordial para a população: a água.


O Brejo, por sua vez, recebeu um total de R$ 600.000,00 divididos entre as cidades de Alagoa Nova (R$ 300.000,00) e Borborema (R$ 300.000,00). Assim como na região do Cariri, a verba repassada para esses municípios do Brejo destina-se a ações de água. À Zona da Mata Paraibana foram entregues R$ 250.000,00 para o município de Curral de Cima instalar projetos que visem melhoria sanitária domiciliar.


Percebe-se que a Suest-PB, caracterizada por atuar em todas as regiões da Paraíba levando sempre ações que beneficiam a população, está, mais uma vez, cumprindo com o seu dever. O que é extremamente satisfatório para todos os que trabalham no órgão, em especial, para o Superintendente Estadual, Bruno Gaudêncio.


“Saber que a cada dia que passa estamos levando mais obras que refletem não só no bem-estar da população, como na inclusão social de cada morador dessas regiões é uma prova de que todo meu empenho à frente da Superintendência Estadual da Funasa vem dando resultados positivos. E isso é apenas uma, das tantas batalhas que virão, mas com empenho e perseverança acredito que é possível melhorar as condições de saúde dos moradores de todos os recantos do nosso Estado cada vez mais”, considerou o Superintendente.


Bananeiras Online

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nos Caminhos do frio cuidado com as crateras na rodovia que liga Bananeiras, Borborema e Serraria

Rodovia que liga Bananeiras, Borborema e Serraria está uma calamidade, é vergonhoso para a região do brejo paraibando que investe tanto em turismo e em festas, como o Caminhos do frio, deixar a rodovia chegar a este ponto.

Rodovia que dar acesso a vários pontos turísticos dessas cidades, é um perigo para os motoristas que irão curtir a festa do Caminhos do frio em Serraria, o asfalto parece estrada de barro com tantos buracos e lama, moradores daquela região disse para a reportagem do Bananeiras Online que estão com medo de passar por ali a noite e serem assaltados.

Com o tráfego intenso nesse período de festas, os motoristas precisam ter muita atenção nesse trecho para não acontecer nenhum acidente.

Esta não é a primeira denúncia, o Borborema em Foco já tinha feito essa denúncia no dia 14 de julho, leia a matéria: Estrada Bananeiras / Borborema verdadeiras crateras

Agora de quem é a culpa, dos Municípios, do Estado, ou ambos?
Infelizmente, nenhum político da região faz nada, apenas fica olhando “vendo a banda passar”.

Veja as imagens e comprove o verdadeiro abandono, clique nas fotos para aumentar.




Carro tirando "pá ou impa" pra ver quem passa primeiro. Seria cômico se não fosse trágico.

 









fotos/bananeirasonline
Bananeiras Online