terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sudema forma conselho para gerir Área de Proteção Ambiental do Roncador

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) vai realizar uma assembléia nesta quarta-feira (15) para a formação do Conselho da Área de Proteção Ambiental (Apa) do Roncador, na região do Brejo, uma iniciativa pioneira no Estado.

Esse conselho vai funcionar como auxiliar do órgão responsável pela área, possibilitando a integração com a população e com as ações realizadas em seu entorno. A assembléia será realizada às 13h no Auditório do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras. Através da criação do Conselho da Área de Proteção Ambiental do Roncador vai ser possível acompanhar a elaboração, implementação e revisão do plano de manejo da Unidade de Conservação (UC), buscar a integração da UC com as demais unidades e espaços territoriais especialmente protegidos e com o seu entorno, além de compatibilizar os interesses dos diversos segmentos sociais relacionados à unidade.

Outro papel de extrema importância desse conselho está na avaliação do orçamento da unidade e do relatório financeiro anual elaborado pelo órgão executor, que trata dos objetivos da UC. O Conselho da Apa do Roncador pode também se manifestar sobre obras ou atividades potencialmente causadoras de impacto na UC, em sua zona de amortecimento, mosaicos ou corredores ecológicos e propor diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e otimizar a relação com a população do entorno ou do interior da unidade.

Localização
A Área de Proteção Ambiental Roncador está localizada entre os municípios de Bananeiras, Borborema e Pirpirituba. Criada pelo decreto estadual nº. 27.204 de junho de 2006, e em conformidade com Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a APA do Roncador tem 6.113 hectares, com vegetação de mata atlântica, relevo irregular com serras, vales e ravinas, e a famosa Cachoeira do Roncador, que dá nome ao local e é um dos pontos mais visitados da região. A cachoeira está encravada na escarpa do planalto da Borborema, escavada por milhares de anos na rocha. Da base, a uma altitude média de 250 metros acima do nível do mar, até o topo, atinge cerca de 450 metros acima do nível do mar.



WWW.paraiba.pb.gov.br/
Solanea City- Borborema em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário