domingo, 31 de julho de 2011

Paraíba cria um programa que obriga os universitários a dar aulas para adultos



Paraíba cria um programa que obriga os universitários a dar aulas para adultos
Alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) terão de dar aulas a turmas de alfabetização em escolas públicas do estado a partir de 2012. O programa obrigatório é uma parceria da instituição de ensino superior com o governo estadual e pretende diminuir o índice de analfabetismo na Paraíba, que é de 20% entre pessoas de 10 anos ou mais, segundo o IBGE. No país, a taxa é de 9%.

A atuação dos universitários nas escolas fará parte de uma das disciplinas das licenciaturas a partir do quarto semestre, de acordo com o pró-reitor de planejamento, Antonio Rangel Júnior. A UEPB tem cerca de oito mil alunos em 24 cursos de licenciatura. Além deles, estudantes de bacharelados também poderão participar do programa se quiserem, segundo Rangel Júnior. A universidade tem 18 mil alunos no total.

O estado tem hoje 80 mil alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais. No EJA, jovens e adultos podem fazer o ensino fundamental e médio em ciclos. Além disso, tem cerca de 40 mil pessoas em programas de alfabetização, segundo o secretário da Educação da Paraíba, Afonso Celso Caldeira Scocuglia. "Esperamos alfabetizar outras cem mil pessoas a cada ano com o programa", disse Scocuglia. De acordo com o secretário, cada estudante deverá receber bolsa de R$ 300 a R$ 400.


Da Redação com Araruna1

Nenhum comentário:

Postar um comentário