segunda-feira, 9 de abril de 2012

Prefeito Coca é acusado de perseguir portador de câncer e sua esposa na cidade de Pilões 

 

 

 
João Gregório da Silva Neto, 42, conhecido popularmente por “João Venâncio”, acusa o prefeito de Pilões, Félix Antonio Menezes da Cunha (Coca) do PP, de perseguir politicamente a sua esposa, Josineide Soares da Silva, técnica de enfermagem da Secretaria de Saúde daquele município.
Ao procurar a editoria de Fato a Fato em Guarabira, João Venâncio contou que, desde novembro de 2010 luta contra um câncer do tipo Mieloma Múltiplo (doença rara desenvolvida na medula óssea, devido ao crescimento descontrolado de células plasmáticas) e, início do tratamento, recebeu a liberação verbal do prefeito no sentido de que sua esposa se desligasse das atividades na SMS e o acompanhasse nas viagens para João Pessoa, onde se tratava no Hospital Napoleão Laureano.
Em outubro de 2011, Gregório disse ter estranhado o fato de Josineide Soares vir a ser chamada de volta ao trabalho já que a mesma encontrava-se de atestado médico. “Quando perguntei ao prefeito “Coca” o motivo da convocação da minha mulher, ele disse que era por pressão de seu grupo partidário para que a nossa família o acompanhasse politicamente”, afirmou.
Em resposta ao edil pilonense, João disse que só falava de política no mês de abril ou em maio de 2012. Foi aí que o prefeito reavaliou a situação e, autorizou por escrito, a licença de Josineide da Secretaria Municipal de Saúde. A autorização, feita do próprio punho pelo gestor, Gregório anexou os atestados médicos assinados pela hematologista Flávia Pimenta e o cardiologista Otacílio Figueiredo, entregando toda a documentação ao secretário de Saúde do município, José Geraldo.
Feito isso, João viajou para São Paulo em companhia da esposa para intensificar o tratamento.
contra o câncer. Quando retornou, no final de fevereiro desse ano, se surpreendeu novamente com outra convocação de Josineide Soares para que a mesma voltasse a dar expediente.
Foi aí que o denunciante decidiu acionar o Ministério Público, alegando perseguição política, uma vez que, temporariamente, não quis acompanhar o esquema partidário do prefeito Félix Antonio Menezes (Coca).
Como a Prefeitura de Pilões “bancava” sua medicação e as passagens ao município de João Pessoa por sofrer de doença grave e não ter como trabalhar, Gregório requereu também tais despesas do Poder Público Municipal. O promotor de Justiça Abraão Falcão convocou o secretário de Saúde do município que, por sua vez, além dos gastos com remédio e viagens, se comprometeu em liberar Josineide do expediente, sendo que a homologação dos dois pleitos fosse feita através de requerimentos, um à SMS e o outro destinado a Secretaria de Finanças Municipal.
João Gregório afirma que os documentos foram protocolados no dia 16 de março como autorizou o promotor Abraão Falcão, mas, quando foi saber do resultado, ouviu do prefeito Coca que os requerimentos estavam indeferidos, tanto o pedido da medicação quanto o que requisitava a licença de sua esposa. Ela, inclusive, teve o pagamento cancelado e seu contra cheque (março-2012) zerado.
O denunciante informou ter, novamente, comunicado o fato ao promotor que, de imediato, telefonou para o secretário de Saúde e mandou que se cumprisse o acordado, mas, seu caso até agora não foi resolvido.
Para a editoria de Fato a Fato, João Gregório afirma que espera por justiça. “Isso é perseguição política. Por não aderir ao prefeito Coca, eu e minha família estamos sendo perseguidos. Mas, vou vencer e, com a graça do meu bom Deus estou quase me curando”, afirmou.
Opção política – João faz oposição ao prefeito de Pilões e seu filho é suplente de vereador na cidade. Ambos são filiados ao PTB.


 Portal Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário