domingo, 15 de abril de 2012


A barragem de Jandaia, concluída no final do mês passado, na zona rural de Bananeiras, foi inaugurada na manhã deste sábado (14) pelo governador Ricardo Coutinho. Na solenidade, ele destacou que a obra, na qual o Governo do Estado investiu R$ 18,1 milhões, representa o primeiro passo para garantir a segurança hídrica de toda aquela região.
 

Na ocasião, ele disse que o Governo já inicia estudos para construir a adutora que levará água para o município de Cacimba de Dentro, evitando a sobrecarga do manancial de Canafístula, que abastece Bananeiras e Sonânea. Outra ação importante destacada por ele é o Programa Água para Todos, parceria entre os governos Federal e do Estado, que prevê a construção de quatro mil cisternas, 206 barreiros e sistemas de abastecimento de água singelos para o semiárido.

Segundo Ricardo, com as barragens de Jandaia e Camará, juntamente com as adutoras, o Governo resolverá o problema de abastecimento de água para 90% da região do Brejo. Ele ressaltou que os sinais de chuvas abaixo da média preocupa. “Foi por isso que corremos contra o tempo para que a barragem de Jandaia, prometida por muitos, fosse logo entregue”, acrescentou.

Recursos – A barragem de Jandaia foi iniciada em novembro de 2010, com recursos próprios e do BNDES. O atual governo pagou 94% da obra (R$ 17.019.294 milhões).  “Fomos responsáveis pelo pagamento de quase a totalidade da barragem de Jandaia, que está adequada em termos de engenharia moderna para a construção de um sistema de adutora que atenderá a população dos municípios de Bananeiras, Cacimba de Dentro, Solânea, Araruna, Tacima, Dona Inês e do distrito de Tabuleiro”, afirmou.

Adutoras – O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, informou que a obra é importante por possibilitar que, em parceria com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), seja construída uma rede de adutoras. “Esse projeto já está sendo feito pela Cagepa. O objetivo é levar água às casas das pessoas o mais breve possível”, disse.
Azevedo explicou que a adutora terá dez milhões de metros cúbicos e uma vazão de 236 litros por segundo. De acordo com ele, a barragem possibilitará a criação de peixe, implementação de sistemas de irrigação nos assentamentos próximos e dará condições de aumentar a disponibilidade de água para Solânea e Bananeiras, abastecidas pela barragem de Canafístula.
                  

Beneficiados – O agricultor aposentado Manoel Matias, de 90 anos, morador do sítio Jeraquatia, disse que sempre conviveu com o problema da falta d’água e vê na barragem a esperança de uma vida mais tranquila em seu lugar de origem. “Quando a água da cisterna acaba, temos que comprar no carro-pipa, e nem sempre o dinheiro sobra. Mas se temos água, não há lugar melhor para viver do que aqui”, disse.

A solenidade contou com as presenças do deputado federal Efraim Filho, dos deputados estaduais Hervázio Bezerra e Léa Toscano, e da prefeita de Bananeiras, Marta Ramalho, que falou em nome dos prefeitos de Serraria, Dona Inês, Logradouro, Caiçara e Alagoinha, que prestigiaram o evento.

SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário